Musculação não perde peso.

Fabricio Gagliardi      terça-feira, 29 de maio de 2018

Compartilhe esta página com seus amigos

Musculação não perde peso.

Esta afirmação tem algo de estranho nela, não é mesmo?

Então porque milhares de pessoas no mundo todo procuram a musculação para perder peso? Estão sendo enganadas?

Não. A verdade é que essa expressão encontra no final, dois resultados diferentes aos praticantes de musculação, mas que podem ser extremamente desejadas por todos.

Não é raro ouvirmos relatos de clientes que entraram em uma academia com o objetivo de perder peso e o contrário acabou acontecendo, após algumas semanas, ganharam  peso e isso gerou desmotivação e abandono dos treinos, pois em seu caso, a musculação não gerou perda de peso. Estes sempre vão afirmar que musculação não perde peso, talvez até tenham ganhado peso!

Erro comum.

Nosso corpo é formado por diversos sistemas integrados e entre eles está o sistema muscular, um componente ativo, grande consumidor de calorias e responsável por nos manter em movimento.

A musculação estimula principalmente este componente muscular, aumentar sua capacidade de gerar força, exige do mesmo aumento do seu volume, e neste caso, realmente não haverá diminuição do peso corporal, ao contrário ele irá aumentar. Certamente alguns dirão que musculação não perde peso.

E é justamente a massa muscular que responde mais prontamente ao treinamento logo nos primeiros dias. Inicialmente uma adaptação neuromuscular acontece, melhorando-se a capacidade de transferência do estímulo elétrico que promove a contração muscular.

Isso faz com que as placas motoras se contraiam mais uniformemente, aumentando a capacidade de força.

Logo após as 3 ou 4 primeiras semanas, nota-se nítido aumento de força.

De onde vem então, o aumento de peso relatado por pessoas  após 1 ou 2 meses na academia?

No ganho de peso logo no início dos treinos, primordialmente podemos citar uma situação bastante comum: aumento da ingestão calórica.

É natural que nosso organismo comece a trabalhar melhor, em todos os aspectos, quando começamos a nos exercitar, sistema cardiovascular, digestão, o sono melhora, o metabolismo acelera e sentimos mais fome.

Neste momento, boa orientação e foco no objetivo evita ganho de peso desnecessário, pois se o objetivo é emagrecer, alimentos bem equilibrados podem saciar a fome, fornecer energia e evitar mais acúmulo de gorduras.

Algumas pessoas não se importam com isso e acabam comendo mais do que vinham comendo antes de iniciar os treinos, ou então, acreditam que podem comer mais por estarem se exercitando, daí um dos possíveis motivos de ganho de peso logo no início dos treinos. A famosa recompensa pós-treino!

Perde peso sim!

A musculação não irá lhe ajudar a perder peso logo nas primeiras semanas, e dependendo de seus hábitos, você pode cometer alguns erros e até ganhar mais peso!

Qual a melhor estratégia então?

Orientação profissional. Essa é a melhor opção para quem quer emagrecer e não correr o risco de começar a colocar tudo á perder logo no início, porque  a desmotivação bate forte quando percebemos que nosso esforço não esta gerando resultados.

 

QUER PERDER PESO JÁ? CLIQUE AQUI E GANHE 5 DIAS GRÁTIS PARA COMEÇAR

 

Seu objetivo é emagrecer, certo? Então posso lhe sugerir algumas ações que vão lhe guiar para o caminho do sucesso e da alegria em vencer seu desafio de emagrecer.

Primeiro identifique quando e porque você começou a ganhar peso, identifique de alguém ou algo podem estar sabotando seus desejos. Trabalhe para minimizar os efeitos dessas situações sobre você e o mais importante, defina o seu PORQUE.

Sim, porque você quer emagrecer, seu motivo tem que ser forte, assim você tende a focar nele por mais tempo.

Vai iniciar em uma academia? Maravilha! Mas não cometa o erro que destacamos acima, procure orientação profissional para ajustar sua alimentação já desde o início.

Consigo perder peso com musculação? Sim.

A maioria das pessoas que estão procurando perder peso se fixa no valor que a balança mostra a cada pesagem, mas este valor não mostra a real composição corporal do indivíduo, apenas sua massa corpórea.

Saber quanto de gordura em Kg você tem no corpo e quanto isso representa em percentual em relação a massa magra é um importante ponto de partida para não errar nos treinos, focar na alimentação e criar uma meta.

Essas informações você terá através de uma avaliação física realizada por um Educador Físico.

Então á partir dessas informações, você não se preocupará mais com os números da balança e sim com sua composição corporal e assim, nunca mais dirá que musculação não perde peso.

E como a musculação vai me ajudar a emagrecer? Simples! A musculação trabalha prioritariamente a melhorar do metabolismo muscular, o aumento do seu volume, a capacidade de força e consequentemente o aumento do gasto calórico, inclusive após o término da sessão de treinamento.

Já no período de recuperação, pós-treino, seus músculos precisam de energia para se recuperar do desgaste do treino, necessitam de nutrientes como proteínas, sais minerais, água, carboidratos e gorduras para reestabelecer o equilíbrio muscular e supri-lo com todas as condições necessárias para que se torne mais forte e maior.

Mas tudo isso necessita de uma fonte de energia, e no período de “repouso” muscular, essa fonte em maioria, provém das gorduras estocadas em seu organismo, assim você observa que a musculação não perde peso e sim queima gorduras.  Esse consumo de energia proveniente das gorduras pós-treinos fica mais elevado de acordo com a intensidade do treino e sua capacidade de depletar os estoques de glicogênio muscular e de levar esse grupo muscular a um ponto próximo da exaustão, gerando o que chamamos de “ micro lesões”.

Essas micro lesões são responsáveis por aquela dor pós treino, mas vamos detalhar isso em outro post.  O importante é saber que ali, são instalados processos inflamatórios pelo organismo, e não se preocupe, esses processos são positivos, estão ali para acelerar sua recuperação com mais nutrientes, calor, oxigênio e proteínas.

Isso acelera sua recuperação, deixa os músculos mais fortes e maiores e usam a gordura como fonte energética. A soma desse metabolismo com o equilíbrio alimentar, faz com que seu organismo queime cada vez mais gordura e melhore a massa muscular.

Então, enquanto você emagrece (diminuindo a quantidade de gordura) ao mesmo tempo, você melhorar sua massa muscular, torneando o corpo e ficando com uma “silhueta” ou “Shape”, como preferir, mais definido, forte e magro.

Para finalizar a resposta é sim. Musculação emagrece e ainda te dá um corpo torneado e definido!

Comentários


ACADEMIA FITNESS PLUS

AV: JOÃO PESSOA, 425 - CENTRO - S.ROQUE/SP

INFORMAÇÕES: 11 9 8963-7630