QUANDO TROCAR O TREINO DE MUSCULAÇÃO?

Fabricio Gagliardi      domingo, 15 de julho de 2018

Compartilhe esta página com seus amigos

QUANDO TROCAR O TREINO DE MUSCULAÇÃO?

Você faz sua matrícula na academia e logo na primeira semana, recebe uma programação de treinos em uma ficha com seu nome e toda a sequência de exercícios, séries, cargas e outras adaptações necessárias para que você alcance seus objetivos.

Após alguns dias, você pergunta aos professores, quando trocar o treino de musculação e eis a questão principal deste texto.

Academia Fitness Plus

METODOLOGIA

Quando a programação de treinamento é estruturada pelos educadores físicos, observa-se entre outras coisas, o princípio da individualidade biológica, isto é, o treino é individualizado ao máximo para suas características físicas, de experiência e objetivos.

Espera-se do aluno, o cumprimento do tempo mínimo determinado para que seu organismo se adapte ao programado e uma nova fase seja planejada e aconteça a troca do treino.

Várias metodologias são aplicadas no trabalho de musculação, mas seja qual for a metodologia, uma lei precisa ser respeitada, a lei da paciência.

 

CLIQUE AQUI CONHEÇA MAIS SOBRE A FITNESS PLUS

 

PACIÊNCIA

Todo mundo quer resultados rápidos, mas aquilo que consideramos rápido pode ser a causa do insucesso nos resultados.

Estudos científicos na área de fisiologia do exercício, mostram que cada estrutura envolvida nos treinos de musculação, se adaptam em uma velocidade diferente. Músculos, tendões e articulações são levados a um esforço programado a cada treino e espera-se com isso que a condição geral de funcionamento deles seja melhorada.

Quando você realiza uma sessão de musculação, os principais resultados acontecem após o treino, nos períodos de descanso e recuperação.

A primeira estrutura a se recuperar de uma carga de treinamento são os músculos, em questão de horas, eles recuperam sua capacidade de força, função e estoques de energia. Já os tendões e articulações demoram dias ou semanas para se recuperar, e isso precisar ser considerado quando chega a hora de trocar o treino de musculação.

 

RESPEITANDO SEU CORPO

Academia Fitness Plus

Então qual é a hora correta de trocar o treino de musculação? A hora correta quem vai dizer é seu corpo.  Quando você superar o treino com facilidade ou quando seu corpo já não sentir mais as sensações de adaptação do treino.

Não adianta trocar o treino semana a semana. É preciso aguardar que seu corpo responda positivamente ou até negativamente ao programa.

É comum alguns alunos atribuírem o seu insucesso na musculação ao fato de o treino não gerar mudanças, mas é necessário ao menos 30 dias no mesmo plano de trabalho, definitivamente trocar o treino de musculação muito rápido, nenhum resultado será observado.

 

CLIQUE AQUI CONHEÇA MAIS SOBRE A FITNESS PLUS

 

DIVISÃO DO TREINO

Outra questão importante é a divisão do treino.

Você sabe por que sua ficha vem com uma programação de treino para diferentes grupos musculares distribuídos nos dias de treinos da semana?

A fisiologia nos mostra, como citado anteriormente, que os músculos precisam de tempo para se recuperarem após cada sessão. Insistir em treinar o mesmo músculo ou mesmo grupo repetidamente pode levar ao overtraining, termo utilizado para a síndrome de sobretreinamento, quando não há tempo suficiente para recuperação plena dos músculos.

E overtraining te levará ao estado justamente contrário ao que você foi buscar na academia, não vai evoluir nos treinos e provavelmente começará a perder massa muscular, ganhar peso gordo....um desastre!!

Por isso é tão importante a estrutura do seu treino e mais importante ainda é segui-lo, respeitá-lo, respeitar seu corpo.

 

QUAL A MELHOR DIVISÃO ENTÃO?

A melhor divisão é aquela que respeita sua individualidade, seus objetivos, seu tempo e condição física.

programação de treinamento Academia Fitness Plus

Existem dezenas, senão centenas de técnicas de divisão de treinos, mas os grupos principais são: Pernas, peitoral, costas e braços, além de abdômen.

Usando essa base, podemos fazer subdivisões desses grupos e isso devem respeitar as bases fisiológicas.

O importante é ajustar a técnica para cada pessoa. Você é único(a), então seu treino também deve ser.

 

QUANDO MUDAR MEU TREINO ?

Cada objetivo tem uma programação, mas quem vai dizer quando mudar é o seu corpo.

Você sabe que desde o início, você sente aquelas dores após os treinos, dores musculares da adaptação muscular.

Conforme vai evoluindo, essas dores vão desaparecendo e com isso, você vai percebendo, através de uma sensação que chamamos de Escala de Percepção de Esforço, que os exercícios vão ficando cada vez mais fáceis de serem realizados.

É sua sensação mesmo, sua percepção. Mas a regra é... ficou fácil? Tá na hora de aumentar a carga, a intensidade, a pegada!

E o mais importante é...respeite seu corpo...e se quiser resultados, também respeite sua programação de treino.

Comentários


ACADEMIA FITNESS PLUS

AV: JOÃO PESSOA, 425 - CENTRO - S.ROQUE/SP

INFORMAÇÕES: 11 9 8963-7630